13 de ago. de 2008

Que Graça é esta?



Olá queridos, a Paz do Senhor Jesus reine em vossos corações.

Com alegria quero compartilhar uma palavra que está em meu coração nesta semana.

Ontem eu ministrei uma palavra que esta no capítulo de número 6 da carta do apóstolo Paulo aos Romanos. Neste capítulo algumas palavras tomam um tom de destaque, tais como as palavras: Pecado, Graça, Servidão e por aí vão.

Nesta postagem de hoje gostaria de trilhar um caminho como reflexão da GRAÇA.

Sempre me pergunto o que de fato seja a Graça. Tenho lido sobre este tema e me debruçado a estuda-lo, mas confesso que o acho de uma certa maneira um assunto infinito, ou de difícil compreensão devido a nossa pequena capacidade de entender o divino, porém suspeito que tenho alcançado a direção de estuda-lo e por fim compreende-lo.

Anos atrás eu aprendi na escola dominical que Graça é igual a: Favor não merecido. Bom eu cresci com esta definição, porém fui buscar algo mais, na medida que ia crescendo e isso parecia meio vago para minha concepção.

Agora estudando a carta do apóstolo Paulo aos Romanos este termo teve outra visão para mim. Entendo que graça fala mais do que favor não merecido, mas fala a respeito do Carater de Deus. No capítulo seis da referida carta, o autor nos fala que aquele que recebeu a Graça ( e aqui se entende como graça a justificação conforme o capítulo 5), não vive tentando pecar, ou na prática do pecado, pelo fato de entender a dimensão da graça. Então Graça também fala de Beleza, fala da beleza de Cristo, e o belo em sua mais pura essência. Amados quando entendemos que Cristo foi la na CRUZ e se doou por nós, entendemos com uma ato de beleza, que só poderia ter sido feito pelo autor da vida. Ele preferiu morrer por nós a viver sem nós. Isso nos revela a beleza, o belo de seu carater. Assim que sendo parte de seu carater não tem nada a ver com o que merecíamos, mas tem a ver com aquilo que ele era. Não é possível imaginar Cristo sem se entregar por amor de nós, nada poderia mudar o curso da morte de cruz, e por que? Porque Graça era um fato determinante no carater de DEUS. Não é possível manipular a Graça, não é possível fazer que ela valha mais ou menos, porque sendo parte do Carater de Deus é irretocável e ao mesmo tempo perfeito, e se une aquilo que de fato Deus é. Bom nesta altura você poderá entender o por que não se vive pecando ou voltando atrás aqueles que receberam a Graça de Deus ( a justificação que é sair do estado de Condenado para o estado de perdoado em Cristo Jesus), porque esta graça, que ao mesmo tempo é a expressão de Deus, nos constrange e entendemos seu valor de forma que não se quer mais abrir mão desta graça para voltar ao estado de condenado, mas passa se a valorizar ao máximo, para no mínimo permanecer no uso fruto da graça.

Assim agora entendo, o porque nunca consegui ter toda a dimensão deste significado, porque sendo expressão de Deus, ou parte determinante de seu carater, só o compreenderei quando eu for transformado no piscar de olhos, e até que isso aconteça, quero apenas dizer: Senhor a tua graça me Basta, amém.

Pr. Jefferson Souza

Um comentário:

André Rodrigues disse...

Paz do Senhor!
"Que Graça é esta...". Confesso que ainda nao compreendi perfeitamente a definição GRAÇA, mas apenas o fato de saber que ela vem a ser um 'caráter' de Cristo, faz com que eu diminua, o que por sua vez faz com que Cristo cresça em mim. Tenho pensado em algumas coisas nesses ultimos dias e acabo me deparando com: "Só pode ser a GRAÇA em minha vida". Não sei bem o por quê, mas esta definição trazida por vc faz com que eu veja que Cristo está cada vez 'maior' em mim. Não por mim, mas pelo seu próprio caráter se ser assim. Que Deus continue a usar-te como vaso de honra em sua presença...
Té mais, Paz do Senhor!

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...