29 de ago. de 2008

Inconformando-se.


E não vos conformeis com este mundo, mas transformai – vos pela renovação do vosso entendimento. Rm.12.
Bom dia meu querido Leitor. Começo meu artigo com este trecho da palavra do apóstolo Paulo aos Romanos.
Estamos vivendo tempos singulares na história da humanidade onde paradigmas e valores estão sendo quebrados. A Racionalização excessiva trouxe valores por de mais subjetivos. O mundo passou a valorizar demasiadamente a razão e anulou qualquer outra forma de conhecimento. Os reflexos desta humanização, desta racionalização e porque não dizer, deste antropocentrismo, está começando a serem sentidos no seio da humanidade.
Para tomar emprestada uma fala do presidente Lula, “nunca se viu na história” da humanidade se falar tanto em: Suicídio, homossexualismo, lesbianismo, divórcio, infanticídio, pedofilia e por aí vai.
É verdade que a maneira racional de se pensar trouxe grandes avanços para a humanidade, e até mesmo o apóstolo Paulo nos diz que devemos prestar um culto Racional a Deus, mas o problema é quando temos um racionalismo excessivo, quando o foco fica inteiramente no homem.
Enquanto que estamos assim, instituições como: Família, escola, estado, vão sendo dizimadas dias após dias, e o que fazermos?
Eu não sou de todo otimista ao ponto de crer que o mundo vai melhorar e ser uma maravilha, porque a palavra de Deus afirma que as coisas vão piorar, porém no tocante a aqueles que buscam a vontade de Deus e se tornaram seus filhos, e para estes as coisas devem ser diferentes. Quando analisamos o que o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos ele o fez em um dado momento histórico, e naquele momento em específico a igreja vivia os seus desafios. Lembro a você, caro leitor, que era um tempo onde à igreja estava vivendo uma dialética sobre a Justiça da Leia e a Justiça advinda da Graça. Os irmãos romanos receberam o evangelho de Cristo mas não queriam abrir mão dos seus costumes judaicos, as leis que até então não havia dado a eles o conhecimento do Senhor. Não bastasse esta situação Roma vivia o auge do seu imperialismo, pessoas do mundo inteiro iam e viam e traziam seus costumes e cultura. A igreja era formada por: Judeus e gentios de diversas culturas. Assim sendo esta igreja era desafiada a receber estes costumes judaicos e gentílicos. Estes povos formadores da igreja tinham desejos e anseios antagônicos e o não alinhamento da igreja com o mundo, o Sincretismo religioso, se torna por de mais uma Desafio.
Dentro deste contexto ainda estamos nesta dicotomia. Hoje ainda é notório os esforços do inimigo em levar a igreja ao sincretismo Religioso. Prega-se contra os santos, mas já há cristãos crendo que é impossível viver sem a água benta, sem o sal debaixo da porta, ou a correntinha no punho que me “lembra” do compromisso de fé.
Nos nossos dias fica claro que só esta se mudando os endereços religiosos, pois os fenômenos religiosos são os mesmos.
Alguns se livram da adoração a santos de barro e gesso para se prestar reverência a cruz vazada, o vale do alho, o óleo ungido e tantas outras bugigangas espirituais.
Não bastasse este tipo de sincretismo, ainda vemos a corrupção religiosa. Aqueles que deveriam cuidar do sacerdócio estão cuidando da igreja como se ela fosse uma grande empresa, que por vezes se torna multinacionais. Vê-se uma tendência a se preocupar muito mais com a estrutura eclesiástica em detrimento da Vida espiritual da igreja. Para não perder preciosos membros, leia se preciosos Dizimistas, esta se aceitando pessoas com suas vidas toda tortas, pessoas vivendo amasiadas, ou ainda viciadas e tantas outras atrocidades que tem feito a igreja perder sua essência de Corpo de Cristo, sim tem se perdendo, pois não posso Crer que Cristo de fato seja o cabeça deste modelo de Igreja que esta se estabelecendo nos nossos dias.
Por isso e muito mais o apostolo Paulo alertou aquela igreja, e hoje nos alerta: E não vos conformeis com este Mundo, mas transformais-vos, pela renovação do vosso entendimento.
Meu querido leitor, nós não podemos dizer que o mundo é assim mesmo, não adianta e toda esta inércia, pois é ela que tem levado a igreja perder a visão. É preciso que nos levantemos, em oração sim, mas também em atitudes para não cairmos no conformismo, devemos orar e tomar atitudes para sermos de fato a igreja de Cristo, onde ele como cabeça ainda tenha a liberdade para fazer de nós a vontade dele.
Não importa o tamanho que seja este desafio, mas importa o seguinte: Cristo terá uma igreja, a sua igreja, e será do jeito dele. E se Cristo vai ter a sua igreja, eu quero ser parte desta igreja que vai morar com ele. Porém enquanto você e eu nos conformarmos com a atual situação, não poderemos ser parte da Igreja ou Eclésia verdadeira.
Agora, não basta apenas não se conformar, mas é preciso Transformar, começando por transformar o modo de pensar, o modo de ver e cultuar, renovando o entendimento. O mesmo apóstolo nos diz na carta aos Corintios que Nos temos a mente de Cristo. Ou seja, todos que são filhos de Deus, passam a ter a mente de Cristo, e só assim, tendo a mente do Senhor, que se consegue mudar o entendimento, e com este entendimento das coisas do Senhor podemos mudar transformar, na certeza que estamos na direção do Senhor.
Com esta pequena reflexão desejo de todo o meu coração, que esta geração saia da inércia espiritual, sai do seu ostracismo e de sua estagnação para um modo de operação, e de eficácia no reino de Cristo, que sejamos Sacrifício Vivo no Altar, que nos ofereçamos continuamente no altar sacrificial do Senhor, gerando Frutos para a vida Eterna.

No amor de Cristo Jesus,

Pr. Jefferson Souza

Nenhum comentário:

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...