14 de mar. de 2012

Jornada Teológica

Bom dia queridos leitores.

Que a paz do Senhor Jesus seja sobre cada leitor nesta quarta feira abençoada.
Desde que entrei para o ministério tenho tentado investir a maior parte do meu tempo em ensinar as escrituras. Não gastei 6 anos de minha vida em faculdades estudando teologia só para ter conhecimento, mais busquei aprender para ensinar e contribuir para o crescimento espiritual e no conhecimento das escrituras dos irmãos de nossas igrejas.
Assim que nestes últimos 10 anos tenho perseguido este objetivo.

Com alegria nesta próxima quinta feira estarei concluindo com a AIDB MORUMBI o estudo da Epístola aos Hebreus após quase 11 meses.
Foi a primeira vez que estudei junto com a igreja do Morumbi este livro.
Há algumas controvérsias entre os teólogos sobre a autoria desta Epístola, que foi escrita aos irmãos da Diáspora e ou da Dispersão. Tempo em que os hebreus estavam fugitivos após a grande tomada de Jerusalém, onde esta fora incendiada no idos de 70 D.C.. O Escritor aos Hebreus faz de tudo para lembrar os irmãos a respeito da Nova Aliança, feita pelo sangue de Cristo Jesus. Outro sim, o escritor usa algo que era muitíssimo familiar aos Hebreus: O tabernáculo e o culto, mostrando que isso era sobra do verdadeiro Tabernáculo. Cristo é o verdadeiro Tabernáculo Habitando entre os homens. Ele não é apenas o cordeiro, como a porta, também o candelabro, o pão da propiciação, o altar do incensário e a arca da aliança. Porém esta arca não mais habitaria no tabernáculo feito por mãos humanas como está escrito em Hb.3, mais sim habitaria em cada ser humano que se mantiver na aliança renovada pelo sangue de Jesus.
Em Hebreus lemos muitos conselhos para nos mantermos firmes e nos mantermos longe do pecado e dos embaraços que podem levar a queda e por fim conselhos e exortações a perseverança em Cristo Jesus.

Pelo modo de escrever peculiar, e pela linguagem mais rebuscada, há uma corrente majoritária que credita a autoria deste livro ao apóstolo Paulo, e se não todo a Epístola, pelo menos a última parte da escrita. Aos estudiosos das cartas paulinas, irão encontrar muita semelhança no modo de escrever de ambos. Assim que posso concluir sem margem de erros que esta jornada em Hebreus foi muitíssima especial, pude ver um bom crescimento na igreja e tivemos bom proveito.

Amanhã Faremos uma revisão de todo o livro, teremos um tempo de fixação e irei presentear os que derem mais respostas certas, uma maneira de honrar aos que tem tido o compromisso e prazer de estudar a palavra de Deus.

Na cidade de Catalão ontem iniciei um estudo a respeito dos Dons Espirituais. Não sei quanto tempo levaremos, esta não é minha preocupação, mais quero despertar na igreja este desejo de tomar posse dos dons Espirituais para a Edificação da Igreja. Por falar em Catalão ontem nos instalamos dois ventiladores na igreja que foram ofertados pelo irmão Josemar de Uberlândia. Obrigado irmão Dodinha, que o Senhor Jesus abençoe sua colheita.
Por último deixo o convite aos que querem participar de nossa jornada Teológica que acontecem em três dias na semana: Terça Feira: AIDB Catalão GO, Quarta Feira: AIDB Sede Regional Uberlândia MG e Quinta Feira: AIDB Morumbi Uberlândia MG.

A todos um grande abraço e uma ótima Quarta Feira.

Pr. Jefferson Souza

Nenhum comentário:

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...