23 de dez. de 2010

A bíblia anotada...

Boa noite meus queridos leitores.
Penso que na maior parte do mundo, neste momento há uma ansiedade enorme pelo natal que se aproxima e as famílias se preparam para uma grande festa e confraternização.
Bom, aqui em Uberlândia a maioria das famílias seguem neste mesmo sentido mas minha família em especial não tem muito este costume. Meus pais sempre tiveram um bom sentimento nestes dias mas nada de ficar arrumando a casa, colocando árvore de natal ou coisas do gênero. Só começamos a ter um sentimento a mais depois que minha irmã Miriam se casou e resolvemos aproveitar a data para ir vê-la em Curitiba, e la sim, se comemora e muito o natal.
Este ano esta sendo diferente, como estamos na expectativa de a qualquer momento minha esposa ganhar nenem então ficamos em casa mesmo e é possível que se na noite de amanhã não estiver na maternidade estaremos jantando com a parte da família que mora em Udi em nosso apartamento.
Mas não é sobre isso que quero dizer neste artigo.
Hoje me deu gozo no coração quando estava no culto na AIDB MORUMBI fazendo o fechamento dos estudos da Epístola de Tiago.
Durante os últimos quatro meses eu estive ministrando neste livro da bíblia, as quartas feira na AIDB sede e as quintas Morumbi. Foram meses muito agradáveis "viajando" nesta epístola.
Sempre quando termino um estudo destes faço uma série de perguntas para a igreja a fim de conferir se houve um bom aproveitamento de nosso tempo em estudo e costumo premiar àqueles que mostram ter aproveitado melhor.
Hoje enquanto procedia assim fiquei a meditar nos livros da bíblia que já estudamos. Tenho o costume de começar no primeiro versículo do primeiro capítulo e ir até o ultimo versículo do último capítulo, assim que não fica nenhum versículo sequer sem que estudemos juntos.
No mês de maio de 2011 fará 10 anos que sou pastor nesta congregação e desde que a assumi tenho adotado este costume de estudar a palavra com os irmãos e neste tempo já estudamos os seguintes livros: Apocalipse (durante dois anos), Colossenses, Romanos, Efésios, Isaías, Daniel, Gálatas e agora Tiago.
Tem outros livros que no momento me falha a memória, mas o mais importante que me veio o pensamento hoje é que em alguns anos teremos estudado toda a bíblia versículo a versículo. Claro que será uma honra concluir tal estudo, embora não esteja preocupado em fazer isso com algum tempo determinado e nem sigo uma cronologia ou programa sistemático, mas penso que em alguns anos chegaremos a este ponto. Aqueles irmãos que sempre estão fazendo anotações em mais alguns anos terão toda a bíblia comentada com suas próprias anotações e outros com toda a certeza não lembraram de nenhum livro se quer pois nunca se interessam em anotar e as vezes faltam aos estudos.
Mas estive pensando na alegria que será quando acontecer de ter estudado toda a bíblia. Esta é uma parte do ministério que me traz muita alegria e satisfação, o ensinar a palavra de Deus. Posso lhes garantir que o resultado deste esforço é de médio a longo prazo e é preciso de ter paciência e perseverança, mas vale a pena. Posso garantir também que não tenho talvez a melhor igreja, mas posso garantir que os membros que congregam comigo não poderão dizer a Deus que não tiveram um pastor que lhes ensinasse. As vezes me deixa triste saber que meu esforço não tem valor para alguns, mas me alegra em ver outros crescendo na graça e no conhecimento de Cristo Jesus.
Enquanto isso, vou fazendo meu trabalho para Jesus da melhor maneira que posso.
Hoje quero louvar a Jesus que me deu a oportunidade de concluir neste final de ano junto com a igreja, o estudo de mais um livro da palavra de Deus. Certamente que ficará marcado para mim este período de conhecimento e aprendizado com o apóstolo Tiago.

Em Cristo Jesus,

Pr. Jefferson Souza

Um comentário:

Dc Gilmarcio disse...

Sou grato a Deus por ter colocado no coração do pastor esse dom de ensinar a Sua palavra.
Tenho aprendido muito nos nossos estudos , tem sido para min um auxilio muito grande .
Tenho crescido espiritualmente , tenho manejado melhor a palavra de Deus.
Obrigado pastor Jeffferson por nos proporcionar essa tão rica oportunidade.

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...