26 de abr. de 2012

Amor e Respeito


Boa tarde queridos leitores, graça e paz de Jesus seja com todos.
Já faz algum tempo que eu e minha esposa temos procurado conhecer mais na área de casais, buscando bons livros, palestras e todo o tipo de material que auxiliem neste tema.


Já conheci bons palestrantes da área, li bastante livros e artigos, porém o último livro que tenho lido me tem chamado bastante a atenção.
Minha esposa comprou este livro em 2010, mais só agora me atinei para ler e tenho estado surpreso com a leitura.

O título do livro é: Amor e Respeito (Elas querem Amor, eles Respeito). Este autor tocou em  um assunto que não tenho conhecimento que outros tenha tocado como ele. Ele captou algo profundo da verdade dos relacionamentos, que é Amor e Respeito.
As mulheres clamam e anseiam por Amor o tempo todo. Querem ser amadas ( no falar do esposo, no andar, no agir, em todo o tempo e em todas as áreas, isso é intríssico na mulher), já o Homem entende outra linguagem, a linguagem do respeito. O gênero masculino não se importa muito se não é amado, porém quando não é respeito, aí a coisa pega, ele reage com deselegância (que para mulher só é entendido como falta de amor). Por outro lado a esposa esta esperando ser amada ( no que ela entende como amor) para depois dar respeito (o que não vai acontecer, pois o esposo esta esperando respeito para tratar amorosamente a esposa). e neste sentido instala se o que o autor deste livro chama de CICLO INSANO (A mulher não respeita, o marido reage desamorosamente, a mulher não gosta reage novamente desrespeitosamente e o ciclo não para e se agrava a cada dia).
A grande questão de tudo isso é que em Efésios o apóstolo Paulo diz: Maridos, AME suas esposas... Esposa RESPEITE seu marido...
Desta forma entendemos que o mandamento para o Marido é DE AMAR SUA ESPOSA INCONDICIONALMENTE, ou seja, se a esposa trata ou não a ele com o respeito que lhe é devido, e o mandamento a esposa é RESPEITE SEU ESPOSO independente se ele a ama como merece ou não.
Aqui os mandamento são INCONDICIONAIS. Este o mandamento ao homem para que AME, pois esta é a dificuldade dele, e a mulher não tem dificuldade em AMAR mas sim em RESPEITAR. Quando o casal entende este princípio passam a desfrutar da graça  da bênção no relacionamento. 
Sempre ouço muitas queixas de que a esposa não é amada. Vejo mulheres conversando com outras a respeito dos seus maridos, contando ou denunciando, daqui a pouco tem um monte de pessoas que olha o marido daquela uma esposa e tem um monte de pensamentos a respeito dele sem que ele nem ao menos tenha como se defender. Mulheres ouçam: NÃO HÁ NADA MAIS DESONHORO E DESRESPEITOSO do que isso para um marido. Não há como se esperar deste marido desrespeitado sentimentos ou atitudes de amor. E não é que o marido não a ame, mas ele está ferido em seu sentimento de respeito. Quando  o esposo age de forma que parece sem ser com amor, não é que ele não ama, mas esta se defendendo, e não digo que ele esta certo, porém  o ciclo se instala.
Precisamos aprender este princípio. Inclusive as escrituras diz que se algum esposo não é convertido, ele será ganho sem palavras, pelo seu comportamento santo e respeitoso. Note que neste caso o marido não é convertido, pode até ser desamoroso, porém é o Agir Respeitoso da esposa que irá ganhar o marido.
Então no lugar de falar de sua esposa/esposo para os outros AME incondicionalmente/ RESPEITE incondicionalmente. Não importe a ação do seu cônjuge para com você, haja para com ele como diz as escrituras. Se você não sede, o ciclo insano perdura e todos perdem, se você sede quebra o ciclo e todos ganham.
Não dá para ter resultados diferentes agindo sempre da mesma forma, para ter resultados diferentes passe a agir diferente. Não entregue seu marido a outra mulher, lute por ele, conquiste o. Quando a esposa fala de seu marido a outra mulher, sem saber você o está entregando a outra. O mesmo é como esposo que fala de sua esposa a outro homem. 
Aos obreiros/ Obreiras, Líderes. Homem casado não tem nada que conversar com outra mulher em separado/ sozinho, da mesma forma que mulher casada não tem nada que conversar com outro homem sozinho ou em separado. Se liga amigo e amiga, seu casamento pode estar em perigo. Nos que exercemos liderança precisamos ter cuidado redobrado, sermos vigilante e humildes para aceitarmos quando precisamos melhorar. 
Bom, poderia falar ainda muitas coisas neste assunto mas o que disse até agora é o que tenho pensado nos últimos dias, e como tenho sido abençoado com estes ensinamentos resolvi compartilhar com vocês.
Agradeço as muitas visitas que tenho recebido no blog de pessoas dos EUA, da Espanha, Portugal, Argentina: Bendiciones, Tanks.
Se puderem leiam o livro que mencionei.
Uma ótima quinta feira.

Pr. Jefferson Souza

Nenhum comentário:

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...