Cuidado com o que você fala

Boa tarde queridos leitores, que a graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo seja com cada um de vocês.
Ontem a noite minha cabeça estava um fervilhão de pensamentos e entre estes pensamentos estava pensando sobre a Epístola de Tiago.
Há dois meses e meio estamos estudando esta epístola em nossa igreja local e estamos agora no capítulo 4. Este é um livro interessante pois ele trata da relação: Religião Verdadeira X Religião Falsa. Alguns até dizem que trata da relação FÉ X Obras, o que é de fato equivocado, pois o tema central deste livro da bíblia é trazer a tona uma Religião Viva e religião aqui no seu sentido original ( RELIGARE - Tornar a Ligar o que fora desligado) e não no sentido vulgar como conhecemos esta palavra que em nosso mundo atual define estilos ou modos de crença.
O apóstolo Tiago, que cremos ser o irmão de Jesus, traz em sua escrita uma exortação a fé verdadeira, uma fé carregada de vida e de sentido e condena a fé hipócrita, a fé do diz que diz. Neste livro temos cinco capítulos e em dois deles, 1 e 3 o assunto da língua é colocado em pauta.
Sim é sobre a língua que quero falar. Ele diz que a língua é um pequeno membro e que pode causar grandes estragos.
Este assunto é tão importante que já no primeiro capítulo do livro lemos que devemos ser mais prontos a Ouvir e Tardios em falar e depois ele retoma o problema com seus por menores no capítulo três quando ele detalha o estrago que a língua pode fazer. Ele diz por exemplo que a língua é um MAL incontido e que se alguém domina a língua esta pessoa domina todo o corpo.
Eu fico impressionado como as pessoas não seguram suas línguas, como alguém pode FALAR MAL DO OUTRO SEM AO MENOS CONHECE-LO. Parece que o género Humano tem facilidade de falar daquilo que não sabe ou conhece. As vezes alguém escuta algo de outra pessoa e sem ao menos confirmar se é fato ou boato esta pessoa passa para frente o que ouviu e se pelo menos passasse da mesma forma ainda se poderia tolerar, mas ao passar para frente ainda da sua versão do que ouviu. Outros fazem calúnias e injúrias sem nem se preocupar com os efeitos da sua conversa fiada, não querem saber se estão atrapalhando e muito menos se estão sendo usados pelo maligno, apenas falam e falam....
Quando lemos no evangelho de Mateus encontramos que o Senhor Jesus nos cobrará toda a PALAVRA OCIOSA QUE FORA DITA, sim, teremos de prestar contas de nossas palavras. Outra coisa que me irrita bastante é o fato que as conversas fiadas ou emprestáveis ou inverdades tem mais valor aparentemente do que a verdade.
Dificilmente alguém ouve uma conversa e vai a quem de direito saber se aquilo que tenha ouvido procede ou não, antes tem alegria em passar para frente o que ouviu.
No livro de provérbios lemos que: "ATÉ O TOLO QUANDO SE CALA, É TIDO COMO SÁBIO".
Então deixo aqui um conselho: Antes de falar o que não podemos provar ou que não temos conhecimento de causa, deveríamos pensar se de fato devemos falar ou não e quando falarmos que sejamos suficientemente honestos para trazer para nós o peso da responsabilidade de termos falado.
Tiago ainda diz: Não se pode com a mesma língua bendizer ao Senhor e sermos instrumentos do engano.
Pensemos nisto.....
Em Cristo Jesus,
Pr. Jefferson Souza

Comentários

Anônimo disse…
Um homem foi até um sabiopara lhe contar uma informação que julgava de seu interesse:


Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!


Espera — disse o sábio. - Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.


Três peneiras? Que queres dizer?


Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?


Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.


A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:


Devo confessar que não.


A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?


Útil? Na verdade, não.


Então, - disse-lhe o sábio -, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Pri -recanto
Lú... disse…
É verdade amor... Como precisamos meditar nessa palavra. Realmente temos aprendido muito nesse estudo do livro de Tiago que nos mostra que mesmo sendo uma epístola pequena tem um conteúdo enorme e de grande valia.
Pri... gostei da história. Precisamos usar as 3 peneiras mesmo.
Que o Senhor Jesus nos guarde em seu amor!

Abraços
Lú...Souza

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Apostólica Unicista no Brasil

Havendo Feito Tudo Ficai Firmes

Pardal ou Águia?