3 de mar. de 2009

Transformando Problemas em Desafios

Boa tarde caro leitor.
Ontem eu fiz menção sobre uma palestra que ministrei no ultimo final de semana e gostaria agora de trazer uma resenha sobre o que eu palestrei.
Transformando Problemas em Desafios
No momento atual de nossa história, parece que a cada segundo nos deparamos com um problema. Alias o que vem a sua cabeça quando se fala a palavra Problema? Algo ruim? Situação complicada e sem solução?
Sim sim, geralmente são estes tipos de pensamentos que nos vem a mente, mas quando pensamos em desafios, ah, sim, é algo bem melhor. Somos tomados de bons pensamentos algo como: Superação, troféu e pensamentos do género.
Pois é aqui que mora os grandes vencedores.
Estive analisando três "Personalidades - Líderes:" Rei Davi, Presidente Lula e Jesus o Cristo.
Ouvindo uma mensagem alguns tempos atrás, o Rv. Jonathan Alvear falava a respeito deste rei, e uma das cosias que me chamou a atenção foi o fato de Davi nunca ter chamado Golias de Gigante. Não ouvimos nas escrituras que este rei tenha chamado Golias de gigante, também não ouvimos que este homem tinha uma espada em suas mãos, senão um estilingue e cinco pedras. Contudo este jovem pastor de ovelhas olhou para o gigante não como um problema, mas como um desafio a ser superado e acreditou tanto nisso que já previu a cabeça de Golias cortada, previu a queda deste guerreiro e a vitória de Israel. No momento que Davi o visse como Gigante, como seus irmãos haviam visto, ele estaria de frente a um problema, sentiria desmotivado, mas ao vê-lo como desafio, sentiu se muito motivado a vence-lo e assim superar seu desafio e subir um degrau em sua carreira.
O presidente Lula, embora eu não seja, e não seria, um eleitor dele, poderia ter olhado o fato de ser nordestino, de uma família humilde e sem renome, sem acesso a cultura e tudo o mais como um enorme problema e um "gigante em sua vida. Mas este homem enxergou desafios e acreditou em si mesmo. Decidiu ser ator principal no palco de sua própria existência e não um mero figurante. Acreditou que poderia chegar a presidência do Brasil e foi atrás de seus objetivos, venceu etapas, frustrou em outras, mas hoje é o nosso presidente, eu goste ou não, é ele o Presidente do Brasil, mostrando que Desafios existem para serem superados.
Quando olhamos para o nosso Senhor Jesus, vimos na bíblia o relato que muitos não acreditavam nele por ser este um homem nascido em uma região sem prestígio. Um dos seus futuros discípulos perguntou: Pode vir alguma coisa boa da Galileia? Jesus nascera em um curral, seus pais terrenos, um carpinteiro e uma jovem sem muito relato de seu histórico. Em seu ministério escolherá homens um tanto esquisito para serem seus apóstolos. Alguns de seus líderes tinha fama de bravo, outro não era bem quisto na sociedade por ser um cobrador de imposto, outro só queria saber de grana e por aí vai, formando um grupo de problemáticos. Mas Jesus sabia extrair virtudes de cada um deles, e fez deste grupo problemático um grupo de homens que sem: Internet, telefone, celular, computadores, tele mensagens, carros, motos, aviões, trens, percorreram o mundo e anunciaram a mensagem de Jesus que até os nossos dias é anunciado e boa parte destes méritos se devem ao bom trabalho que estes homens fizeram. Jesus nunca via problemas, mas desafios e os vencia sempre.
Assim, se queremos ser vencedores devemos aprender a enxergar Desafios ao invés de problemas, e seremos motivados a vencermos.
Algo que vejo nestes três exemplos é o fato que eles tinha uma visão realista de si mesmos.
Ouvi em outro tempo a seguinte frase: "Não tenham maior e nem Menor conceito de si mesmo."
Bom, se eu não estiver equivocado o filósofo Sócrates disse: Conheça a ti mesmo. Caro Leitor, não dá para termos uma visão equivocada de nós mesmos e sermos campeões.
Aqueles que experimentaram da salvação, são os que tiverem um auto conhecimento e descobriram que sem Cristo, estavam condenados ao inferno. Saiba disso: Quanto mais nos conhecemos, descobrimos o quanto necessitamos de Cristo. Quanto mais conhecemos Jesus, passamos a conhecer a nós mesmos.
Para vencermos desafios precisaremos ter um conhecimento mais aprofundado de nós mesmos.
Em suma, o ponto de transição de transformação de Problema em Desafios é o modo como nos enxergamos a realidade em nossa volta.
Para terminar este pensamentos faço lhes a seguinte pergunta: Como você quer ver a sua realidade: Como Problema ou Desafio???
Que o Senhor te abençoe ricamente mais esta semana.
Em Cristo Jesus,
Pr. Jefferson Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz do Senhor Pr.
obrigado por mais está, pois até aqui estava com alguns problemas mas a partir de agora estou com alguns desafios,e entre eles a AIDB de Paulínia tomou a decisão de ser parceira por 12 meses no aluguel de catalão, outro é rebocar a Igreja por dentro, e clocar o restante dos vitrôs e as duas portas, isto até o desafio jovem de Julho, é um grande desafio para nós mas Deus é que supre todas as nossas necessidades. De seu amigo de Sempre Pr. Anísio.

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...