Pregação sem Proveito

Boa tarde queridos leitores, graça e Paz seja com cada um.
Ontem a noite tive a oportunidade de ministrar a palavra de Deus em nossa sede Regional Uberlândia MG e eis um pouco do esboço:

Hebreus 4:2 diz " POIS AS BOAS NOVAS FORAM PREGADAS TAMBÉM A NÓS, TANTO QUANTO A ELES, MAS A PREGAÇÃO QUE ELES OUVIRAM DE NADA LHES VALEU, POIS NÃO FOI ACOMPANHADA DE FÉ POR AQUELES QUE A OUVIRAM..."

Quando eu estava estudando novamente a Epístola aos Hebreus este versículo saltou aos meus olhos, logo pensei: " Aí está a resposta do porque muitos vão a igreja e enquanto alguns recebem as bençãos e a presença de Deus, outros voltam pra casa se sentir nada, ou as vezes voltam até pior."

Desde tempos remotos existe a pregação da palavra de Deus. Os profetas pregam a muitos milhares de anos, Noé pregou 120 anos uma mensagem verdadeira e salvadora, mas sua pregação não salvou a ninguém. Os profetas que profetizaram antes do cativeiro, o fizeram para alertar sobre o julgamento iminente, mas não surtiu efeito, e alguns casos Deus até tia alertado que seria assim.
Mas agora estamos no novo testamento lendo que a pregação Não surtiu efeito ou não teve proveito algum, e a razão é porque a Pregação Não foi acompanhada de FÉ por parte daqueles que ouviram.

Desta forma é nos dias de hoje. Não tem faltado pregação da verdade, não tem faltando anunciação. Aliás, nos dias atuais se tem pregação para todos os gostos, para todos os níveis intelectuais, com auxílio da tecnologia. Porém os resultados são cada vez menores, pois cada vez temos visto níveis menores de fé.

As pessoas vão a igreja, escutam a pregação da palavra, mas é como se estivessem ouvindo historinhas de ninar, conversa fiada, voltam para suas vidas sem nada acontecer.
Os poucos que ouvem com fé, tem suas vidas transformadas e experimentam um novo nível de comunhão e intimidade com Deus.
Em Izaías 53:1 começa dizendo: " QUEM DEU CRÉDITO A NOSSA PREGAÇÃO". Desde tempos remotos o homens tem dificuldade de CRER em Deus, crer na pregação, mas por outro lado o Senhor Jesus escolheu salvar o homem pela LOUCURA DA PREGAÇÃO.

Eu me sinto honrado e ao mesmo tempo com uma angustia no peito, em ser um pregador, honrado pois o Senhor me deu a maior OPORTUNIDADE e PRIVILEGIO do mundo que é o de ser PREGADOR, mas angustiado quando olho a minha volta e vejo que há tanto a fazer e não consigo ser o que gostaria nem de pregar como gostaria.
Não da para ver milhares de cidades que não conhecem a mensagem apostólica e ficar em paz, não dá para ver minha cidade com mais de 700 mil habitantes e não ter nenhum 1% de homens e mulheres batizados em nome de Jesus Cristo.
 Então de um lado sinto o chamado para pregar e anunciar e de outro lado vejo a falta de fé nos ouvintes. Isso tudo me traz um turbilhão de pensamentos, e sinto mais do que nunca, como eu preciso da graça e da Força do Espírito Santo, para ver vidas sendo salvas e libertas em Cristo Jesus.
Quanto a cada um de nós como ouvintes, precisamos orar e pedir FÉ para que em nós a pregação não seja sem Proveito ou sem Efeito.

Pense nisto.

Pr. Jefferson Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Apostólica Unicista no Brasil

Havendo Feito Tudo Ficai Firmes

Aniversário de um grande Homem de Deus