27 de set. de 2012

O Exemplo Fala mais Alto

Bom dia queridos leitores, a paz do Senhor Jesus seja com todos nós neste dia abençoado.
Graças a Deus, depois de semanas de calor intenso e baixíssima umidade do ar em Uberlândia, temos vivido  dias agradabilíssimos, com chuvas e temperaturas amenas.
Nestes últimos dias tenho estudado muito, realizando provas de manhã e a noite, correndo de um lado para outro, enfrentando e vencendo desafios.
Algo que tenho meditado durante estes dias é sobre um assunto que minha irmã Daphnne postou em seu blog recentemente  (www.daphnnereflexiva.blogspot.com ): Ser Exemplo.
É um desafio e em alguns momentos até mesmo um fardo, ter de ser exemplo para outros o tempo todo. Mas por outro lado é uma bênção e uma honra ser motivo de inspiração para outras vidas.
Na vida se aprende com: Aulas, palestras, quebrando a cabeça e com exemplos.
Se dúvida alguma a maneira mais rápida e profunda de se aprender alguma coisa é pelos exemplos que são colocados diante de nós.
Certo dia destes estava diante de uma pessoa que me disse ter ensinado suas crianças a sempre dizerem a verdade não importasse quanto isso iria custar, e que ela mesmo não aprovava de forma alguma a mentira. Enquanto falávamos sobre o assunto, o celular desta pessoa tocou e era uma ligação de uma empresa de telefonia que certamente queria oferecer um de seus produtos. A pessoa que me dizia sobre dizer a verdade, não quis atender o telefone e mandou que uma criança de sua família atendesse e falasse que ela não estava, pois não queria ser importunada pela tal empresa. Após a criança atender o telefone eu perguntei: Mas você não acabou de me dizer que não aprova a mentira e ensinou que as suas crianças só digam a verdade? O que você acabou de fazer?
É muito fácil ensinar falando, porém os exemplos dizem e valem muito mais que meras palavras.
Uns sete anos atrás uma mãe de uma prima minha me chamou em uma conversa e com lágrimas pediu que eu cuidasse de sua filha, a levasse para  a igreja pois se isso não ocorresse ela temia o que poderia virar sua filha. A menina só tinha 13 anos de idade. Eu aceitei fazer o máximo pela minha prima. A partir de então passei a leva la em todos os cultos, eventos da igreja e comecei a discipular a minha prima.

Durante um ano ela foi em todos os cultos comigo, participou de vigília com os jovens e começou a buscar o Espírito Santo. Porém após um período, quando ela voltava da igreja a mãe dizia: "Olha aqui minha filha, não leva este negócio de igreja muito a sério". Depois dizia: "Cuidado para não ficar fanática. Ah, não vá ao culto hoje não, vamos para um festa..."
Bom, não preciso te dizer que minha prima não permaneceu nos caminhos do Senhor, pois os exemplos dentro de casa foram mais fortes do que minha boa intenção. Se a mãe quisesse realmente a filha salva, deveria dizer: Olha aqui menina, o seu primo é o pastor e se ele disse sobre este ou aquele assunto, então é assim que devemos agir. Ela deveria dizer: Filha até podemos pensar diferente, mas se o pregador disse que na bíblia quer assim e assim de nós, faremos como ele pregou.

Mas no lugar disso, ela fez a filha não dar crédito a mensagem, pior que isto, ela deu exemplos de sua própria vida, mostrando que ela mesma não se importava com as coisas de Deus.
Resultado: Minha prima hoje tem 21 anos, não serve a Deus, sua mãe outro dia veio falar comigo, mas tive de dizer a ela: Quando era tempo de servir a Deus e ensinar os caminhos do Senhor, você ensinou os caminhos das festas, da bebida, das baladas, agora....
Podemos dizer um milhão de palavras, porém é o nosso exemplo que dirá o que de fatos estamos passando, o que estamos ensinando.
Pensemos nisto.

Pr. Jefferson Souza

22 de set. de 2012

Encontro Regional de Mulheres


Boa tarde queridos, a paz do Senhor Jesus.
Estou passando hoje para confirmar e reafirmar o convite para o ENCONTRO REGIONAL DE MULHERES que será em Uberlândia  - MG, dias 12 e 13 de OUTUBROcomeçando na sexta feira  as 14h.e com encerramento no sábado a noite, em nossa sede Regional.
Nos próximos dias enviaremos a programação.
Para maiores informações entrem em contato comigo, com minha esposa ou com a irmã Ivonete pelo email:

Pr. Jefferson: jeffao_souza@yahoo.com.br
Lú: lucimeire1002@gmail.com
Ivonete: ivoneteteresa@yahoo.com.br .

Ou ainda podem me contactar no endereço e telefone abaixo.
Contamos com a presença do grupo de mulheres de cada uma das igrejas, em especial das igrejas de nossa região, qual sejam: Jales,Catalão, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Brasília e Pedrinópolis. As demais igrejas, embora não sejam da região, estão convidadas. Só precisamos o quanto antes possível do retorno de cada igreja dizendo sobre o número de pessoas que virão para nos prepararmos. 
Obs.: Não será cobrado taxa alguma.
 
Pr. Jefferson Souza

21 de set. de 2012

Um dos Melhores

Boa tarde queridos, a paz do Senhor Jesus.
É bom poder compartilhar com cada um de vocês leitores, pena que não tenho podido me dedicar como eu gostaria.
Tenho estado estudando bastante estes dias, começando pela manhã e estendendo até as 23h. Confesso que apesar de gostar de estudar, já estou meio exausto depois de 9 anos em meio a graduação e pós, mas... se o Senhor me permitir será só mais 2 ou 3 meses e estarei encerrando mais este ciclo. Help my Jesus!!!
Gostaria de ter postado já na segunda feira que passou, meus agradecimentos ao bispo nosso Bispo Adán Alvear e a cada pregador que participou do XII ENCONTRO APOSTÓLICO DE FOGO E SANTIDADE, que ao meu ponto de vista, foi um dos melhores que já tivemos desde 2001.
Mensagens muito inspiradas, um número excelente de presentes e uma comunhão extraordinária.
Apesar de toda a minha exaustão física, pude ser tremendamente abençoado com cada mensagem ali ministrada.
Também parabenizo ao nosso bispo pela ideia da vigília Jovem, que teve como pregador o Pr. Jonh Jonh Jr. da IAB. Tivemos um número bom de jovens, 145, que ficaram até perto de 2 horas da manhã, sendo ministrados pelo poder de DEUS.
Claro que no domingo de manhã estávamos só o "pó", mas muito abençoados e prontos a ouvirmos a palavra de DEUS e participarmos da ceia do Senhor Jesus.
Enfim, valeu todo o esforço e empenho para estarmos lá.
Agradeço, ainda, por mais uma vez o Rev. Jonathan Alvear, deixar seus a fazeres nos EUA e vir nos ajudar, como ele mesmo disse, sua 36° viagem para o Brasil desde 2001. Isso custa dinheiro, esforço e saúde e creio que não somente eu, mas todos da AIDB, somos gratos pela vida deste homem de Deus.
Louvamos a Deus também pela vida da missionária Orfelina Alvear, que juntamente com seu filho Ariel, estiveram conosco. Esta mulher de Deus e sua família tem vivido dias muito Duros, mas isso não a tem jogado pelo chão, todo o contrário, a tem feito dar o seu melhor para Deus, e é extremamente animador vê la com tanto entusiasmo louvando e servindo a Deus. Eu vou continuar orando por esta mulher de Deus e sua família.
Bom, por último quero dizer que não fiquem tristes e nem desanimados pois já temos nova data para nos encontrarmos e será nos dias 2, 3 e 4 de novembro em nosso CONGRESSO NACIONAL DE JOVENS em UBERLÂNDIA MG.
Hoje já estive no Hotel SARA PALACE acertando os detalhes do congresso e estamos a todo vapor trabalhando para este evento ser um grande sucesso.
Então não demore a se organizar, desde logo vá se preparando para estar presente em mais este grande evento Apostólico.
Um grande abraço a todos.

Pr. Jefferson Souza

13 de set. de 2012

Imunidade Tributária


Boa tarde queridos, graça e paz seja com todos nós nesta tarde.
Hoje quero apenas compartilhar uma notícia que pode ajudar aos líderes de igrejas.
O tema que quero falar é sobre IMUNIDADE TRIBUTÁRIA e ISENÇÃO no geral.
O artigo 150, VI, “b”,  da C.F/88 garante a Imunidade Tributária aos templos de qualquer culto. Não é uma prerrogativa dos evangélicos.
Imunidade Tributária tem a ver com a competência para tributar  (cobrar tributos a grosso modo), assim que os templos de qualquer culto não será tributados.
Esta posição do ordenamento Jurídico combina com o artigo 5° e seus incisos que tratam da liberdade religiosa. Como na visão demonstrada pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, é uma visão ampliativa das liberdades Religiosas.
O que gera muita confusão por parte das igrejas é o que seja tributo e como buscar a isenção.
De acordo com o artigo 3° do Código Tributário Nacional, tributo é: Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Então tributo não é taxa, esta última que é cobrada em virtude de serviço disponível, divisível e prestado. Ex. taxa sobre coleta de lixo. Existe um serviço prestado, qual seja a coleta de lixo, e se paga a taxa por este serviço prestado, neste caso a igreja se serve do serviço, logo é devido a cobrança de taxa. Por certo a igreja não pagará o IPTU, que é o imposto predial, mas pagará todas as taxas cobradas pelos serviços públicos: Taxa de água e esgoto, coleta de lixo, iluminação pública e etc.
Neste caso basta raciocinar o seguinte: É um serviço? A igreja se beneficia dele? Se sim, então o valor é devido.
Por outro lado existem isenções. Nesta modalidade o ente público é Competente para cobrar o imposto, mas por sua EXCLUSIVA OPÇÃO, não o faz. Quando isso ocorre estamos diante de isenção. Existe a lei que cria o imposto, porém o ente público abre mão de cobrar, ou seja, isenta o contribuinte de cobrança.
No estado de MG existe uma lei que versa sobre alvará de funcionamento para templos religiosos, porém no município de Uberlândia há outra lei que exige o alvará.
Aparentemente há um conflito de normas. A idéia que se tem é que o Estado é maior que o município, porém neste sentido não há Hierarquia e sim competência.
Não é equivocada a lei municipal de Uberlândia, pois neste caso o tema em discussão é de EXCLUSIVA COMPETÊNCIA do município, só a ele interessa os assuntos locais.
Desta forma não dá para ingressar no judiciário requerendo que seja cumprida lei estadual em contrário a municipal, a exigência é procedente e legal.
Desta forma devemos estar atentos não apenas as normas gerais e nas esferas Federais e Estaduais, mas também a lei municipal.
O Estatuto das cidades deveria ser uma leitura obrigatória para todos os líderes eclesiásticos, pois nele estão contidas normas que dizem respeito as igrejas e sua relação com o município.
SUA IGREJA ESTA PAGANDO IPTU?
Para que se possa gozar do benefício constitucional é preciso ter alguns cuidados.
O primeiro cuidado é estar estabelecido como igreja nos moldes do código civil. É nele que vamos encontrar respaldo jurídico e condições legais para existirmos enquanto pessoa jurídica de direito Privado.
O ato constitutivo da igreja é seu estatuto. Nele a igreja vai dizer como funcionará, indiciará seus líderes, responsabilidades, direitos e deveres e tudo o mais que diz a respeito a instituição.
Uma vez registrada devidamente, a igreja leva cópia dos seus estatutos atualizados diante da repartição pública competente e faz o pedido da isenção.
Hoje é pacífico nos tribunais que até mesmo quando a igreja está em prédio alugado ela pode requerer a imunidade.
Esta imunidade de impostos se estende a todos os bens imóveis que a igreja possua e que devidamente esteja regulamentada.
Se a igreja possuir carros, por exemplo, para seu uso, ela deve ter imunidade de impostos (IPVA). Se a igreja tem uma livraria e seu lucro é para sustento da mesma, então sobre esta livraria não incidirá tributos. Se a igreja não utiliza de todo o imóvel que possui, mas aluga parte deste para ter sustento de suas atividades religiosas, também caberá a imunidade.
Veja que estamos diante de uma norma que muito importa as igrejas, mas não é gozada em sua plenitude por falta de conhecimento.
O quero nesta tarde é trazer um pouco mais de luz aos líderes e esclarecer um direito constitucional que diz respeito as igrejas.
Se você não tem sua igreja bem organizada juridicamente, então faça isso o mais rápido possível. Se precisar de ajuda podem me procurar.
É escasso no mercado, doutrinas sobre estes temas, mas existem algumas que podem nos ajudar. Mas o principal é não ficar parado, vamos correr atrás de nossos direitos.
Não podemos fazer a obra de Deus relaxadamente. Além do espiritual a igreja precisa ser bem organizada juridicamente, para não darmos lugar para depois dizer que é o inimigo nos perseguindo.
Qualquer dúvida entrem em contato comigo pelo e-mail: jeffao_souza@yahoo.com.br.
Espero ter ajudado alguém nesta tarde.
Saudações,

Pr. Jefferson Souza

12 de set. de 2012

Quanto Custa?

Boa tarde queridos leitores (a), a Paz do Senhor Jesus.
Estamos perto do XII ENCONTRO APOSTÓLICO DE FOGO E SANTIDADE e estou bem animado e na expectativa do que o Senhor Jesus tem reservado para nós nestes dias 14, 15 e 16 próximos.
Falei com o bispo Adán esta semana e ele me dise que temos um já um excelente número de inscrições. Então vamos nos preparar para estes dias, aos que ainda não se decidiram, você realmente irá perder muito em não ir.
Eu tenho tido dois dias muito bons, sem o estresse dos últimos dias e também com a saúde melhor e assim tenho conseguido realizar algumas coisas e entre elas poder postar no blog.
Hoje quero eu poucas palavras compartilhar de um pensamento que sempre tenho tido:
 
QUANTO CUSTA REALIZAR ALGO IMPORTANTE/GRANDE?
 
Eu tenho passado estudando em faculdades meus últimos 11 anos, esforçando para aprender e melhorar meus conhecimentos. Outro sim pretendo com isso estar mais preparado para a vida e os desafios de um mundo pós moderno.
Sim, sim, no meio de tudo isso pensei inúmeras vezes parar e desistir, abandonar os cursos. Aliás abandonar era algo bem comum para mim.
Alguns anos atrás eu sempre começava algo empolgado e depois parava no meio do caminho. Foi assim com a musicalização, com o curso de piano, de flauta, de violão, de bateria, de computação, de francês, de espanhol, de inglês... É já comecei muita coisa e não terminei, até um dia que em uma reunião escutei um amigo ministrando um sermão no primeiro capítulo de Gênesis onde ele disse: "Depois de ter feito todas as coisas nos seis dias o Senhor Descansou e e viu que tudo que havia feiro tinha ficado muito bom. Então se você ainda não terminou algo que começou e não podes dizer que ficou muito bom, não é hora de parar para descansar, termine primeiro e possa dizer que ficou muito bom, só assim poderás partir para a próxima obra."
Neste dia tomei ciência que estava na direção errada, e a partir de então tenho tentado não deixar nada pelas metades. Depois deste tempo sempre termino um projeto que começo, tenho como meta ir até o fim e ver que ficou bom.
Tenho aprendido neste tempo que projetos bons, grandes e importantes demandam basicamente de:
 
  1. PREPARAÇÃO
  2. ESFORÇO
  3. DETERMINAÇÃO
  4. PACIÊNCIA
  5. INVESTIMENTO
  6. HUMILDADE
  7. CORAGEM
  8. ÂNIMO APESAR DOS VENTOS CONTRÁRIOS
  9. ABRIR MÃO DE ALGO MENOR EM PROL DO PROJETO MAIOR
Claro que tem mais coisas, mas estas acima são primordiais. Um  médico, por exemplo, passa cinco anos na faculdade, depois mais um, depois mais 2 anos fazendo residência e só depois pode se dizer um médico.
No direito, cursamos 5 anos de faculdade (por ano se formam 800.000 bacharéis em direito no Brasil), e depois precisamos prestar o exame da ordem para se tornar um Advogado. No último exame de ordem, a OAB divulgou que apenas 12% dos canditados foram aprovados, ou seja, houveram 88% reprovados. Então é preciso lutar, o preço é caro.
Na fé temos muitos exemplos de lutas, perseverança e determinação.
Mas o que me deixa incrédulo muitas vezes é saber como algumas pessoas querem fazer algo grande porém não querem pagar preço algum para isso. Não combina projeto grande com NENHUM ESFORÇO, não combina sucesso com preguiça, sucesso sem trabalho.
Se você plantar um pé de feijão em um prato raso, com algodão úmido, em poucos dias terás um pé de feijão, porém em breve ele irá morrer, pois não reune condições de prosperar. Mas se você plantar uma castanheira diretamente em terra boa, irá demorar 8 anos até que se tenha os primeiros frutos, no entanto você e mais duas gerações irão passar e a castanheira permanecerá viva.
Depende do preço que queremos pagar para saber se estaremos plantando pé de feijão no prato ou se estamos investindo em uma castanheira.
Quanto Custa?
 
Um grande abraço e uma ótima tarde.

Pr. Jefferson Souza

10 de set. de 2012

Pouca coisa agrada

Boa tarde queridos, a paz do Senhor Jesus.
Hoje quero compartilhar poucas linhas, a respeito de uma frase dita por meu avô paterno, Sebastião Lázaro.
Eu não o conheci, quando ele faleceu meu pai tinha apenas 14 anos, mas lhe garanto que o conheço bem, pois meu pai o amava muito, e aprendeu muitas coisas boas com ele e hoje nos passa.
Meu avô sempre dizia aos filhos: "Meus filhos, POUCA COISA AGRADA."
Bom, eu cresci com meu pai me ensinando esta verdade e tenho tentado colocar em prática.
Custa tão pouco agradar alguém e as vezes não o fazemos.
As vezes você levanta pela manhã, sai de casa e para no posto para abastecer o carro. Do outro lado um frentista com um semblante fechado e ruim, talvez por um montão de coisas, você (por que não e eu?) do outro lado, apressado já vai logo dizendo: Coloca 50,00 de gasolina aí para mim. Não houve um bom dia, uma oi um nada. Mas experimente com um sorriso dizer: Bom dia meu amigo, tudo bem? Por favor, coloque 50,00 de gasolina? Pode parecer bobagem, mas isso pode mudar o dia ou o semblante de um frentista.
Ontem estive internado por conta de uma virose e também porque minha imunidade tem estado baixa. Quando ainda estava com o soro meu celular tocou  e era um tio perguntando sobre meu estado de saúde, desejando melhoras, já que só pouco ficara sabendo como eu me encontrava. Isso foi bom, me fez bem.
Após o almoço tive uma prova difícil, 5 horas de duração, com a saúde debilitada, foi "osso", mas assim que acabei meu telefone tocou, era minha irmã Daphnne me perguntando como estava, se tinha conseguido realizar a prova. De novo um pequeno telefonema me alimentou, me colocou para cima.
Hoje pela manhã ao abrir minha caixa de e-mail vi que havia um e-mail de um amigo muito especial, ao ler vi que ele lembrou de minha prova ontem e escreveu para dizer que estava orando para que eu me saísse bem. No meu celular uma mensagem de outro amigo perguntando se eu já havia feito a prova. Enfim, todas estas, foram pequenas atitudes, mas com um poder abençoador muito grande.
Tem aqueles dias que uma simples ligação ou sms tem o poder de abençoar, confortar e até mesmo animar alguém, ou seja, POUCA COISA AGRADA.
Um dia destes, no meio dos meus estresses, minha esposa me acordou com um café da manhã na cama. Puxa vida, isso muda tudo, você já começa o dia com a alta estima lá em cima, um ato que mudou todo o meu dia.
Por outro lado se POUCA COISA AGRADA, descobri no decorrer da vida que MENOS COISA AINDA DESAGRADA.
Se custa pouco agradar, custa muito menos desagradar. Uma brincadeira de mal gosto, uma palavra mal falada, uma desatenção ou falta de emoção....
Já que POUCA COISA AGRADA, então vamos nesta direção.
Você tem um amigo ou amiga especial de mais para você? É? Se isso é verdade cuide deles, faça ser lembrado. Mande um alô, um sms, um e-mail, da uma telefonada. Faça algo que agrade sua esposa, seu esposo, seus filhos, seu pastor....
As vezes queremos que todos lembrem se de nós, nos telefone, lembre de nosso aniversário, porém nós não lembramos o aniversário dos outros, não telefonamos, não nos fazemos lembrar.
Eu não sou excelente nisso, mas tenho tentado colocar em prática. Meu avô nunca o conheci, mas tenho orgulho de quem ele foi e sou grato por ele me deixar esta verdade como herança, quero sempre levar isso adiante.
Aos que com um gesto destes tem demostrado sua amizade e preocupação, meu muito obrigado, vocês são sempre muito especiais.

Um grande abraço, 

Pr. Jefferson Souza

4 de set. de 2012

Prossigo para o Alvo...

Boa tarde queridos leitores, a paz do Senhor Jesus esteja em cada coração neste dia de hoje.
Tenho andado bem atarefado preparando para prestar o VIII Exame da OAB, e isso me tem impedido de escrever mais.
Em mais 3 meses estarei me formando com a ajuda de Deus, mas confesso que este último ano tem sido pesado e cansativo.
Em meio a tudo isso, não paro de pensar e ter outras atividades. 
No domingo passado estive ministrando no culto de Sta. Ceia em nossa sede regional e meu pequeno sermão foi no livro de Filipensses capítulo 3 a partir do verso 8.
Esta é sem dúvida uma das cartas do Apóstolo Paulo, que mais tem sido lida e estudada e em especial o capítulo 4 e verso 13 que diz: "...posso todas as coisas naquele que me fortalece".
Já no capítulo 3, onde estive ministrando o Apóstolo Paulo vem falando sobre quem ele era, suas conquistas em termos de posições, sua vida e o que ele estava fazendo para alcançar a vida eterna.
Chega um momento que ele declara: "...mas uma coisa faço, e é que esquecendo as coisas que para trás ficam, prossigo para alcançar as que estão diante de mim...".
Tenho aprendido que na vida passamos por diversos desafios, provações e situações que por si só nos fazem ficar meio paralisados, sem forças para ir pra frente. Vivemos dias por demais desafiadores, que nos marcam profundamente, e as vezes chegam a causar impressões bem fortes que não serão esquecidas, mas mesmo assim estes dias também passam (graças a Deus que passam).
A questão que aprendemos é que para ir para frente, alcançar o alvo, precisamos nos desprender daquilo que naturalmente deve ficar para trás. Não é possível prosseguir com os impedimentos que devem ficar para trás. Para alcançar algo novo, melhor e maior, deve se abrir mão do que é velho e menor.
De outra forma, as frustrações, tristezas, marcas negativas, terão o condão de nos atrapalhar a ir para frente, a alcançar o alvo.
De certo que as vezes chegamos a pensar que não conseguiremos, mas como dizia o escritor: "... no final da tudo certo, se não deu é porque o final ainda não chegou".
Desta maneira o mais conhecido de todos os apóstolos disse: Não que eu já tenha alcançado, mas uma coisa eu faço, é que esquecendo das coisas que para trás ficam..... PROSSIGO PARA O ALVO!"
Eu também não tenho alcançado, mas estou no caminho, eu PROSSIGO PARA LÁ.
Pode ser que você ainda não chegou lá, só não podes desistir agora, precisas PROSSEGUIR, nosso alvo está mais na frente...
Uma ótima tarde, em Cristo Jesus, 

Pr. Jefferson Souza

Uma Obra Apostólica em Uberaba MG.

Olá queridos leitores, paz do Senhor Jesus seja com cada um de vocês. Nesta última quinta feira estive juntamente com o pastor Baltazar e...